"É TÍTULO QUE FALA? Primeira Mulher Asiática no Nobel de Literatura Fatura milhões!"
História feita! A sul-coreana Han Kang, após abarrotar de orgulho seu nome na história com o cobiçado Nobel de Literatura em 2024, viu suas obras se tornarem verdadeiros fenômenos de vendas! Um tiro certeiro! O romântico "We Do Not Part" teve um aumento explosivo de 9.000 vezes nas vendas! E não parou por aí: "Atos Humanos" e "A Vegetariana" também surfaram nessa onda furiosa, com aumentos de 2.200 e 1.900 vezes, respectivamente! É como se os livros estivessem gritando nas prateleiras!
Mas não é só isso! O Nobel traz um manto de prestígio e muito… mas muito dinheiro! O prêmio recentemente foi de 11 milhões de coroas suecas, que dá quase 6,6 milhões de reais! Tá bom ou quer mais?! Imagine só o que esse manto dourado pode fazer por uma escritora – e que impacto tem em um país fora da ’zona de conforto’ da literatura ocidental.
E olha que o jogo estava armado contra as mulheres! Em mais de um século de Prêmios Nobel, só 65 mulheres conseguiram colocar suas mãos nas estatuetas, enquanto uma quantidade esmagadora de 908 homens levou o pedaço do bolo. E na Literatura? Apenas 18 mulheres entre 121 laureados! A representação feminina está gritando por socorro, e Han Kang quebrou mais essa barreira: ela é a PRIMEIRA mulher asiática a conquistar o Nobel de Literatura!
E o Brasil? Até agora, nenhum brasileiro ergueu a taça do prêmio! Somente o português José Saramago trouxe o nome lusófono para casa, em 1998. Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, importantes nomes da nossa literatura, até apareceram como candidatas, mas infelizmente, nada de prêmio. É por isso que a vitória de Han Kang acende a esperança na literatura global!
Portanto, não é só mais um Nobel, é uma explosão de raça e resistência! Vamos celebrar essa vitória incrível e apoiar nossas escritoras que sonham em ser a próxima a brilhar!
Olá, eu sou Marcílio Max, um YouTuber com uma comunidade de 172 mil inscritos. Além disso, sou filmmaker e editor, dedicado a criar conteúdo de qualidade para meu público.
Deixe um comentário