"Macron Pede Cientistas: Vem pra França Antes que Seja Tarde!"
O presidente francês, Emmanuel Macron, lançou um grito desesperado e ousado neste sábado: ele quer cientistas de todo o mundo na França! O que é que tá pegando, hein? Na verdade, enquanto os cientistas nos Estados Unidos dançam no desespero das demissões e cortes de investimentos na pesquisa, Macron não perde tempo e vê na crise uma oportunidade dourada!
Num post bombástico em seu perfil no X, Macron não menciona os EUA, mas sua mensagem é clara como água: "Aqui na França, a pesquisa é sagrada! Escolham a França, escolham a Europa!". É isso mesmo! Ele quer que os pesquisadores nos EUA deixem o barco furado e venham para as terras do croissant e do queijo!
A plataforma "Escolha a França para a Ciência", lançada pela Agência Nacional de Pesquisa Francesa (ANR), promete cofinanciamento robusto e acolhimento caloroso para quem decidir deixar o sonho americano. A promessa é de um espaço fértil para a inovação, enquanto por lá os cientistas enfrentam a tempestade de um governo que não dá a mínima para a liberdade acadêmica!
E não para por aí, não! Macron informa que a França se posiciona como um "abrigo" para os pesquisadores fugindo do desastre imposto pela administração do Trump! A ANR, em tom de guerra, afirma que está pronta para resistir a “ataques à liberdade acadêmica em todo o mundo”!
Surpreendentemente, a universidade Aix Marseille já viu uma avalanche de inscritos em seu programa “Lugar Seguro para a Ciência”! Os cientistas americanos, que estão correndo para escapar do caos, já estão de olho em novas oportunidades por aqui e devem iniciar seus trabalhos já em junho!
Então, você pesquisador que tá sofrendo nos EUA, que tal fazer as malas e vir para a terra do Eiffel? A hora é agora! A França promete ser o novo Eldorado da ciência! Aja rápido, que a vida pode não esperar!
Olá, eu sou Marcílio Max, um YouTuber com uma comunidade de 172 mil inscritos. Além disso, sou filmmaker e editor, dedicado a criar conteúdo de qualidade para meu público.
Deixe um comentário